Pedro Fonseca perto do violão

Lado BPedro Fonseca é escritor. Quando dá um tempo para se dedicar ao seu lado B, sua atividade menos conhecida, substitui o teclado por outro objeto: o violão. “Tocar tem sido meu lado B, desde sempre”, diz Pedro. “Como nunca tive o talento suficiente para que fosse minha principal atividade, fui criando desculpas para ficar sempre por perto do violão – e da música, de maneira geral. Sou um excelente ouvinte, mas um músico de terceira. Mas não largo o osso: todos os dias estudo um pouco, toco um pouco e, em rompantes de coragem, componho.”

Crédito: João Fonseca.

Crédito: João Fonseca.

Primeiros sons – O escritor conta que descobriu seu lado B na adolescência. “Meu maior amigo da vida (até hoje) fazia conservatório de música e, para ele, tocar Noel, Herivelto, Zé Keti era uma coisa absolutamente natural. O que me deixava contrariado”, lembra. Na época, diante de tal situação, Pedro resolveu pedir um violão para o pai, mesmo sem saber tocar um lá maior, como ele mesmo diz. A resposta do pai? “Quando você souber tocar uma música inteira, te dou um violão, Pedro”. Não demorou muito para o então adolescente surpreendê-lo. “Seis meses depois, voltei à casa dele com um violão emprestado. Ele perguntou o que era aquilo. Sentei no chão e toquei ‘Comida’, dos Titãs. Foi uma covardia, porque ele gostava da música. Saímos da casa dele direto para a Rua da Concórdia, em Recife, para comprar um violão vagabundo que me acompanhou por quase dez anos.”

Capa – Desde então, Pedro procura exercer seu lado B todos os dias, atividade indispensável para ele. “O ato de parar o que estou fazendo para tocar esvazia a cabeça e preenche o coração. Preciso disso, todos os dias”, explica. Sorte de quem convive com ele.

Sobre Rita Alves


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: